O jogo online Genética Livre é uma proposta de solução interativa para aprofundar, fortalecer, reforçar e especialmente avaliar a aprendizagem dos educandos em Genética do Ensino Médio e universitário.

Este objeto de aprendizagem aborda um jogo de questões e respostas de Genética no formato app Quiz (questionário) em Plataforma Android, IOS e Internet. É denominado Genética Livre porque tem acesso livre na internet.

Algumas características do jogo são descritas a seguir.

•    Login de acesso com cadastro por e-mail e nome completo, níveis de perguntas fácil, médio, difícil e questões de vestibular;
•    Ranking de acertos, recompensa em moedas de incentivo por aluno e grupos;
•    Tela de avaliação do aplicativo com sugestões, críticas e elogios, além de uma avaliação com notas de 0 a 10;
•    Instruções de regras do jogo;
•    Percentual de questões acertadas e erros em respostas;
•    Dicas de respostas e explicações das respostas corretas das questões de cada nível;
•    Imagens nas dicas, nas questões e nas explicações. Possui mais de 90 questões, sendo mais de 30 por nível;
•    Cada questão de múltipla escolha possui apenas uma alternativa correta. O aluno tem 90 segundos para responder cada questão do nível fácil, 100 segundos para nível intermediário e 120 segundos   para nível difícil e nível questões de vestibular;
•    Possibilidade de serem cadastradas novas questões visando atualização do banco de dados, bem como alterações de questões e exclusão das mesmas.
•    Possibilidade de ser jogado em grupos e individualmente quando conectado à internet. As questões são geradas de forma aleatórias para que não se repita na mesma partida.
•    A finalidade principal do Quis Genética livre é contribuir de modo concreto com a ampliação do ensino da genética em escolas públicas do Brasil.
•    Devido ao seu caráter dinâmico e interativo online pode ser jogado em qualquer ambiente pelos alunos. Constitui-se assim num recurso pedagógico fundamentado nas tecnologias da educação. Buscamos assim o entusiasmo, a concentração e motivação como modo de ampliar a melhoria da construção do conhecimento da genética com os recursos tecnológicos interativos.